Bolsa Família – O que fazer quando o benefício está bloqueado ou suspenso?
Às vezes um beneficiário do Bolsa Família pode passar pela incômoda experiência de ter o pagamento suspenso ou bloqueado. Nesse caso, o ideal é não se desesperar é pesquisar bem para achar a solução.
Dependendo da situação, o problema é simples e dá para resolver rapidamente. Por outro lado, em caso de alguma irregularidade mais séria, o trabalho pode ser um pouco mais complicado.
A seguir, vamos mostrar o que fazer caso o benefício do Bolsa Família seja bloqueado ou suspenso. Aproveite para ver também o que pode causar cancelamento do benefício.
O que fazer se o Bolsa Família estiver bloqueado?
Em caso de bloqueio, o pagamento do benefício volta apenas no mês seguinte junto com a parcela mais recente. Mas esta é uma situação que pode ser bem fácil de resolver.
Isso porque um dos motivos mais comuns para o bloqueio do Bolsa Família é o fato de ter mais de uma conta no mesmo dispositivo. Nesse caso, quem fica bloqueado é o aplicativo Caixa Tem.
Se o Caixa Tem apresentar uma mensagem de “inconsistência cadastral”, é possível resolver o problema pelo próprio dispositivo. Para isso, o usuário só precisa sair do aplicativo para iniciar um novo acesso, e depois enviar os documentos que o sistema pedir.
Feito isso, o aplicativo irá enviar uma mensagem para permitir o desbloqueio do Bolsa Família, sem que o beneficiário precise ir até uma agência bancária.
Mas caso esse procedimento não resolva o problema, você também pode tentar as seguintes situações:
- Reiniciar o celular e abrir o aplicativo novamente;
- Conferir se há conexão com a internet;
- Atualizar o aplicativo para a versão mais recente e tentar acessar mais uma vez;
- Entrar no Caixa Tem em horários de baixo acesso, como no final da noite, por exemplo.
Se nenhum desses procedimentos resolver o problema, o bloqueio pode não ser apenas no aplicativo. Nesse caso, o beneficiário precisa ir até uma agência bancária para descobrir os motivos de a conta estar bloqueada.
Para isso, é preciso levar alguns documentos para apresentar na agência, e se estiver tudo certo com o seu benefício os representantes poderão te ajudar a resolver. Mas é importante destacar que a ida até uma agência bancária deve acontecer apenas em último caso.
Veja também: Empréstimo Bolsa Família: Quem tem direito? Como funciona? Entenda!
O que fazer se o Bolsa Família estiver suspenso?
Normalmente, quando um beneficiário tem o Bolsa Família suspenso é por irregularidades no seu cadastro. Por conta disso, o ideal é sempre manter os dados atualizados no CadÚnico, pois isso ajuda a evitar a suspensão do benefício.
Além disso, é importante também ficar atento às regras para participação no programa, que às vezes passam por atualizações. São elas:
- Ter no grupo familiar crianças ou jovens em idade escolar, de 6 a 17 anos, matriculada em instituição de ensino;
- Para crianças de 5 a 15 anos, a frequência nas aulas deve ser de pelo menos 85%, enquanto jovens de 16 e 17 anos precisam comparecer a no mínimo 75% das aulas;
- As crianças menores de 7 anos precisam estar com o calendário de vacinas em dia;
- Gestantes precisam comprovar realização de pré-natal.
Se os dados estiverem desatualizados, ou se o beneficiário deixar de cumprir algum requisito, o pagamento do Bolsa Família pode ser suspenso. Aqui nós já mostramos como atualizar seus dados no Cadastro Único, e o procedimento é relativamente simples.
A maneira mais indicada de atualizar as informações cadastrais é por meio do App Meu CadÚnico. Este é um aplicativo gratuito que você pode no Google Play Store se tiver um celular com sistema Android, ou na App Store se o seu dispositivo for iOS (Apple).
Para quem preferir, também é possível fazer isso por telefone. Basta ligar no 0800 707 2003 das 7h às 19h entre segunda e sexta-feira, ou das 10h às 16h nos finais de semana e feriados. A ligação é gratuita, e o recomendado é ligar de um telefone fixo.
Veja também: Bolsa Família – Quando você precisa atualizar as suas informações?
É possível receber o valor que ficou para trás?
Se o beneficiário tiver o pagamento do Bolsa Família suspenso e depois e comprovar que ainda atende às condições do programa, ele pode receber o valor que perdeu enquanto esteve suspenso.
Entretanto, é possível recuperar apenas o valor de um mês de suspensão. Além disso, se o benefício permanecer seis meses suspenso, ele será cancelado automaticamente.
Fonte: FolhaGO