Bolsa Família e Farmácia Popular: 40 remédios disponíveis GRATUITAMENTE

Felipe Matozo

07/06/2023

O governo anunciou uma mudança importante no programa Farmácia Popular, aumentando a lista de medicamentos gratuitos para quem recebe o Bolsa Família.

Com isso, beneficiários do programa podem ter acesso a 40 medicamentos de forma totalmente gratuita. Vamos entender melhor essa mudança?

[lwptoc]

Quais medicamentos ficam gratuitos para quem recebe do Bolsa Família?

Bolsa Família e Farmácia Popular: 40 remédios disponíveis GRATUITAMENTE

40 remédios ficam disponíveis no Farmácia Popular para quem recebe Bolsa Família. Foto: Reprodução/Ministério da Saúde

Além de oferecer medicamentos gratuitos, o Farmácia Popular também conta com alguns itens que têm descontos significativos. Agora, no entanto, se você é beneficiário do Bolsa Família, eles são totalmente gratuitos.

Esses medicamentos incluem os seguintes itens:

  • quatro tipos de anticoncepcionais;
  • três alternativas para controle da rinite;
  • três apresentações da sinvastatina, que é usada no controle do colesterol;
  • dois tipos de tratamento para a Doença de Parkinson;
  • fraldas geriátricas.

Quais são os remédios disponíveis no Farmácia Popular?

O Farmácia Popular oferece uma variedade de medicamentos, divididos em duas categorias: gratuitos para toda a população e aqueles que têm coparticipação.

No caso dos medicamentos com coparticipação no Farmácia Popular, nos quais a população paga uma pequena parte do valor, eles agora são gratuitos para quem recebe o Bolsa Família.

Remédios gratuitos para toda a população

Para todos os cidadãos, o Farmácia Popular oferece 22 medicações gratuitas para controle da asma, diabetes e hipertensão. São eles:

  • Diabetes: cloridrato de metformina (500 mg, com e sem ação prolongada, e 850 mg); glibenclamida (5 mg); insulina humana regular (100 ui/ml); insulina humana (100 ui/ml).
  • Asma: brometo de ipratrópio (0,02 mg e 0,25 mg); dipropionato de beclometasona (50 mcg, 200 mcg e 250 mcg); sulfato de salbutamol (100 mcg e 5 mg).
  • Hipertensão: atenolol (25 mg); besilato de anlodipino (5 mg); captopril (25 mg); cloridrato de propranolol (40 mg); hidroclorotiazida (25mg); losartana potássica (50 mg); maleato de enalapril (10 mg); espironolactona (25 mg); furosemida (40 mg); succinato de metoprolol (25 ml).

Remédios gratuitos para quem recebe o Bolsa Família

Além dos medicamentos mencionados anteriormente, os beneficiários do Bolsa Família agora têm acesso gratuito a medicamentos que, para a população em geral, tem coparticipação. São eles:

  • Anticoncepcionais: acetato de medroxiprogesterona (150 mg); etinilestradiol (0,03mg) + levonorgestrel (0,15 mg); noretisterona (0,35 mg); valerato de estradiol (5 mg) + enantato de noretisterona (50 mg)
  • Diabetes tipo 2 + doença cardiovascular (> 65 anos): dapagliflozina (10 mg)
  • Rinite: budesonida (32 mg e 50 mg); dipropionato de beclometasona (50 mcg/dose)
  • Incontinência: fralda geriátrica
  • Dislipidemia (colesterol alto): sinvastatina (10 mg, 20 mg e 40 mg)
  • Glaucoma: maleato de timolol (2,5 mg e 5 mg)
  • Doença de Parkinson: carbidopa (25 mg) + levodopa (250 mg); cloridrato de benserazida (25 mg) + levodopa (100 mg)
  • Osteoporose: alendronato de sódio (70 mg)

Como pegar remédios pelo Farmácia Popular

Para obter os medicamentos gratuitos ou com desconto pelo Farmácia Popular, você precisa ir a um estabelecimento credenciado, que exibe o selo “Aqui tem Farmácia Popular”.

Além disso, você precisará apresentar um documento oficial de identidade com foto e número do CPF, além de uma receita médica dentro do prazo de validade, seja emitida pelo SUS ou por um médico particular.

No caso das fraldas geriátricas, o paciente precisa ter mais de 60 anos de idade ou ser uma pessoa com deficiências.

Para mais detalhes sobre como pegar remédios e fraldas pelo Farmácia Popular, acesse nosso texto explicando sobre.

Farmácia Popular terá novos credenciamentos

O Ministério da Saúde está expandindo o programa Farmácia Popular, com o credenciamento de novas unidades em municípios de maior vulnerabilidade.

No total, são 811 cidades que podem solicitar o credenciamento. Até o final de 2023, o ministério estima que o Farmácia Popular terá unidades em 5.207 municípios brasileiros, o que representa 93% do território nacional.

Portanto, se você é beneficiário do Bolsa Família, aproveite essa oportunidade para obter os medicamentos de que precisa, gratuitamente pelo Farmácia Popular. E lembre-se, a saúde é a nossa maior riqueza!

Você também pode gostar de ler
CAIXA confirma como vai funcionar novo Bolsa Família: cartão terá função muito aguardada

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.