Brasil está na 67° posição do ranking mundial de vacinação contra covid
Na luta contra a Covid-19, o Brasil continua distante das primeiras colocações do ranking mundial de vacinação. Segundo dados atualizados ontem (20/07) pela agência CNN, o país se manteve no mesmo patamar das últimas semanas e ocupa o 67º lugar.
Esse ranking leva em conta o número de doses aplicadas a cada 100 habitantes, o que é considerada uma das principais relação para medir a efetividade da operação. Em mais de cinco meses desde o início da campanha de vacinação por aqui, o Brasil já ocupou máximo a 56ª posição do ranking e chegou a cair para a 70ª.
De acordo com o Painel da Vacina da CNN, o Brasil aplicou 58,83 doses para cada 100 habitantes, até o momento. Quando consideramos apenas os países do G20, grupo das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia, o país fica em 11º lugar.
Entre os países do G20, o Reino Unido lidera o ranking com 121,40 doses a cada 100 pessoas. O número é maior que 100 por conta dos imunizantes que precisam de duas doses.
Ainda na lista que considera apenas os membros do G20, o Canadá aparece em segundo lugar, com 121,03. Na sequência, Alemanha (102,78), Itália (102,75), China (101,94) e Estados Unidos (101,14), também superaram a marca de 100 doses por 100 habitantes.
Mas quando consideramos o ranking mundial de vacinação nesta mesma proporção, dois países da América do Sul aparecem na frente das grandes potências. São eles Uruguai (131,51) e Chile (129,54), segundo dados da Our World in Data.
Falando na América do Sul, entre os países do G20, o Brasil perdeu uma posição em relação aos últimos levantamentos para a Argentina. Os argentinos avançaram com a imunização e agora ocupam o 10º lugar com 60,69.
Veja também: Pfizer anuncia envio de 13 milhões de doses da vacina contra covid ao Brasil até 1° de agosto
Ranking mundial de vacinação contra a Covid-19 – Como consultar?
O Painel da Vacina é atualizado frequentemente pela CNN Brasil, e fica disponível no site da emissora. O levantamento se baseia em informações das secretarias estaduais de Saúde e da plataforma Our World in Data, site ligado à Universidade de Oxford.
Para consultar os dados de vacinação no Brasil, basta acessar o Mapa da Vacinação do G1. O site atualiza diariamente a situação da imunização nos estados e no Distrito Federal, e disponibiliza informações sobre a primeira dose, o número de brasileiros totalmente vacinados, o total de doses aplicadas, entre outros índices.
No caso do ranking mundial de vacinação, uma das maneiras mais eficientes de comparar os dados globais é pelo próprio site Our World in Data. Na plataforma, é possível escolher os critérios e grupos de países de sua preferência para personalizar os gráficos.
O site está em inglês, mas quem preferir pode usar algum recurso de tradução para facilitar a navegação.
Na linha logo acima do gráfico, o usuário pode escolher a métrica (total de doses aplicadas, de pessoas totalmente vacinadas etc.) e o intervalo (acumulado, últimos sete dias ou dados do dia).
Ao lado do gráfico, é possível marcar os países que devem aparecer no comparativo. Além disso, o usuário ainda pode escolher um grupo de países pré-determinado entre as opções links logo abaixo do gráfico:
- Todos os países europeus;
- 30 maiores países;
- União Europeia;
- Américas;
- OECD (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
Com base nesses dados, podemos observar, por exemplo, que o Brasil ocupa o 11º lugar na entre os países da América Latina na proporção de população totalmente vacinada. Nesse ranking, o país fica atrás de nações como São Cristóvão e Nevis, Antígua e Barbuda e El Salvador.
Veja também: Estados que fazem fronteira com outros países receberão doses extras da vacina contra covid
Vacinação contra a Covid-19 no Brasil
Segundo os dados mais recentes Mapa da Vacinação, atualizado na noite de terça-feira (20/07), o Brasil tem 34,9 milhões de pessoas totalmente imunizadas contra a Covid-19. Isso significa que 16,49% da população brasileira já recebeu as duas doses da vacina ou dose única da Janssen.
Em relação à primeira dose, ela já foi aplicada em mais de 91 milhões de brasileiros, o que corresponde a 43,01% da população. O valor representa 60,37% das doses que os estados receberam para suas campanhas de vacinação.
No índice por estados, São Paulo foi o primeiro a vacinar mais de metade da população com ao menos uma dose, e lidera este ranking com 51,54%. O Rio Grande do Sul está próximo de atingir esta marca, com 49,88% da população parcialmente vacinada.
Fontes: CNN Brasil e G1.