Brasil está na 67° posição do ranking mundial de vacinação contra covid

Na luta contra a Covid-19, o Brasil continua distante das primeiras colocações do ranking mundial de vacinação. Segundo dados atualizados ontem (20/07) pela agência CNN, o país se manteve no mesmo patamar das últimas semanas e ocupa o 67º lugar.

Esse ranking leva em conta o número de doses aplicadas a cada 100 habitantes, o que é considerada uma das principais relação para medir a efetividade da operação. Em mais de cinco meses desde o início da campanha de vacinação por aqui, o Brasil já ocupou máximo a 56ª posição do ranking e chegou a cair para a 70ª.





De acordo com o Painel da Vacina da CNN, o Brasil aplicou 58,83 doses para cada 100 habitantes, até o momento. Quando consideramos apenas os países do G20, grupo das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia, o país fica em 11º lugar.

ranking mundial de vacinação
Brasil está longe dos países com melhores índices de vacinação contra a Covid-19. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Entre os países do G20, o Reino Unido lidera o ranking com 121,40 doses a cada 100 pessoas. O número é maior que 100 por conta dos imunizantes que precisam de duas doses.

Ainda na lista que considera apenas os membros do G20, o Canadá aparece em segundo lugar, com 121,03. Na sequência, Alemanha (102,78), Itália (102,75), China (101,94) e Estados Unidos (101,14), também superaram a marca de 100 doses por 100 habitantes.





Mas quando consideramos o ranking mundial de vacinação nesta mesma proporção, dois países da América do Sul aparecem na frente das grandes potências. São eles Uruguai (131,51) e Chile (129,54), segundo dados da Our World in Data.

Falando na América do Sul, entre os países do G20, o Brasil perdeu uma posição em relação aos últimos levantamentos para a Argentina. Os argentinos avançaram com a imunização e agora ocupam o 10º lugar com 60,69.

Veja também: Pfizer anuncia envio de 13 milhões de doses da vacina contra covid ao Brasil até 1° de agosto

Ranking mundial de vacinação contra a Covid-19 – Como consultar?

O Painel da Vacina é atualizado frequentemente pela CNN Brasil, e fica disponível no site da emissora. O levantamento se baseia em informações das secretarias estaduais de Saúde e da plataforma Our World in Data, site ligado à Universidade de Oxford.

Para consultar os dados de vacinação no Brasil, basta acessar o Mapa da Vacinação do G1. O site atualiza diariamente a situação da imunização nos estados e no Distrito Federal, e disponibiliza informações sobre a primeira dose, o número de brasileiros totalmente vacinados, o total de doses aplicadas, entre outros índices.

No caso do ranking mundial de vacinação, uma das maneiras mais eficientes de comparar os dados globais é pelo próprio site Our World in Data. Na plataforma, é possível escolher os critérios e grupos de países de sua preferência para personalizar os gráficos.





O site está em inglês, mas quem preferir pode usar algum recurso de tradução para facilitar a navegação.

Na linha logo acima do gráfico, o usuário pode escolher a métrica (total de doses aplicadas, de pessoas totalmente vacinadas etc.) e o intervalo (acumulado, últimos sete dias ou dados do dia).

Ao lado do gráfico, é possível marcar os países que devem aparecer no comparativo. Além disso, o usuário ainda pode escolher um grupo de países pré-determinado entre as opções links logo abaixo do gráfico:

  • Todos os países europeus;
  • 30 maiores países;
  • União Europeia;
  • Américas;
  • OECD (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Com base nesses dados, podemos observar, por exemplo, que o Brasil ocupa o 11º lugar na entre os países da América Latina na proporção de população totalmente vacinada. Nesse ranking, o país fica atrás de nações como São Cristóvão e Nevis, Antígua e Barbuda e El Salvador.



Veja também: Estados que fazem fronteira com outros países receberão doses extras da vacina contra covid



Vacinação contra a Covid-19 no Brasil

Segundo os dados mais recentes Mapa da Vacinação, atualizado na noite de terça-feira (20/07), o Brasil tem 34,9 milhões de pessoas totalmente imunizadas contra a Covid-19. Isso significa que 16,49% da população brasileira já recebeu as duas doses da vacina ou dose única da Janssen.

Em relação à primeira dose, ela já foi aplicada em mais de 91 milhões de brasileiros, o que corresponde a 43,01% da população. O valor representa 60,37% das doses que os estados receberam para suas campanhas de vacinação.

No índice por estados, São Paulo foi o primeiro a vacinar mais de metade da população com ao menos uma dose, e lidera este ranking com 51,54%. O Rio Grande do Sul está próximo de atingir esta marca, com 49,88% da população parcialmente vacinada.





Fontes: CNN Brasil e G1.

Felipe Matozo
Jornalista formado pelo Centro Universitário Internacional Uninter, repórter do Jornal O Repórter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário