Chevrolet Onix 2023: vale a pena comprar? Veja 3 prós e 3 contras
Será que o Onix ainda vale a pena em 2023? Conheça os prós e contras antes de comprar! Confira nosso guia e saiba se esse carro é pra você.
Se você está em busca de um carro compacto e quer saber se o Chevrolet Onix 2023 vale a pena, está no lugar certo!
Neste texto, vamos analisar os prós e contras desse veículo, levando em conta seus aspectos gerais. Para isso, consideramos a versão de entrada, o Onix 1.0.
Prós do Chevrolet Onix 1.0 2023
1 – Desempenho e consumo
Um dos prós do Onix 2023 é o seu motor CSS Prime 1.0 de 3 cilindros, que oferece uma boa relação peso/potência (12,65 kg/cv) e peso/torque (97,8 kg/kgfm).
Além disso, ele desenvolve 82 cv com álcool e 78 cv com gasolina a 6400 rpm e um torque máximo de 10,6 kgfm com álcool e 9,6 kgfm com gasolina a 4100 rpm.
O Onix também apresenta um consumo de combustível razoável para a categoria, fazendo 9,4 km/l com álcool e 13,3 km/l com gasolina na cidade e 11,6 km/l com álcool e 16,6 km/l com gasolina na estrada.
2 – Segurança
No quesito segurança, o Onix 2023 traz uma série de itens que são um ponto a favor para o modelo.
Entre eles estão os freios ABS, airbags laterais, cintos de três pontos para todos os ocupantes, controle de estabilidade, faróis com regulagem de altura e assistente de partida em rampa.
Além disso, o modelo conta com airbags frontais e de cortina, encosto de cabeça para todos os ocupantes, controle de tração, limpador e lavador do vidro traseiro, travamento central das portas e ISOFIX para fixação de cadeira infantil.
3 – Conforto e Infotenimento
O Chevrolet Onix 2023 também se destaca em relação ao conforto, com ar-condicionado, cintos de segurança com ajuste de altura, controle elétrico dos vidros dianteiros e traseiros, banco traseiro bipartido e rebatível, e direção assistida.
No quesito infotenimento, o carro conta com rádio, conexão Bluetooth, computador de bordo, indicador de temperatura externa, conexão USB e volante multifuncional.
Contras do Chevrolet Onix 2023
1 – Acabamento interno
Um dos contras do Onix 2023 é o acabamento interno. Alguns proprietários mencionam que o carro deixa a desejar neste aspecto.
Mas vale destacar que, embora isso possa ser uma desvantagem, é sempre importante lembrar que a percepção de acabamento pode variar de pessoa para pessoa.
2 – Preço e custo-benefício
Com um preço inicial de R$ 82.490, o Chevrolet Onix 2023 pode ser considerado um investimento considerável para alguns compradores, principalmente se tratando de um carro compacto.
Por isso, é importante avaliar se o custo-benefício do veículo atende às suas expectativas e necessidades. Nesse caso, vale a pena comparar o Onix com outros modelos da categoria antes de tomar uma decisão.
Por outro lado, vale lembrar que o preço do Onix está dentro da média do mercado atual. Ou seja, você não vai encontrar muitos carros mais baratos, mas talvez se depare com algum que tenha um custo-benefício mais vantajoso.
3 – Espaço interno
Por fim, temos um problema comum entre carros compactos. Assim como outros modelos da categoria, o Chevrolet Onix 2023 pode apresentar certo aperto para quem está no banco traseiro.
Além disso, o porta-malas tem capacidade de apenas 275 litros, o que pode ser insuficiente para algumas necessidades, como acomodar as bagagens de quem costuma viajar com frequência.
Afinal, Onix 1.0 2023 vale a pena?
O Chevrolet Onix 1.0 2023 apresenta bons pontos em relação ao desempenho, economia e itens de segurança, mas pode deixar a desejar em relação ao espaço interno, acabamento e preço.
No entanto, a decisão de investir nesse carro deve levar em consideração as necessidades individuais de cada comprador.
Por isso, vale lembrar que a melhor forma de decidir é fazer um test drive e pesquisar opiniões de outros proprietários, para ter uma visão mais completa do veículo. Além disso, não deixe de compará-lo com outros compactos do mercado, como o HB20.
Ficha técnica Onix 1.0 2023
CHEVROLET ONIX 1.0 | |
---|---|
Ano: | 2023 |
Preço: | por volta de R$ 82.490 |
IPVA: | por volta de R$ 3.300 (com base no estado de SP) |
Configuração: | Hatch compacto |
Combustível: | Flex (Álcool e Gasolina) |
Lugares: | 5 |
Portas: | 4 |
Geração: | 2ª |
MECÂNICA | |
Motorização: | Motor dianteiro CSS Prime 1.0, de disposição transversal, 3 cilindros em linha, tuchos hidráulicos, cilindrada unitária 333 cm³, 4 válvulas por cilindro, peso/potência de 12,65 kg/cv e peso/torque de 97,8 kg/kgfm, com rotação máxima de 6500 rpm, aspiração natural e alimentação por injeção multiponto |
Potência máxima: | 82 cv com álcool e 78 cv com gasolina a 6400 rpm |
Torque máximo: | 10,6 kgfm com álcool e 9,6 kgfm com gasolina a 4100 rpm |
Velocidade máxima: | 167km/h |
Aceleração 0-100 km/h: | 13,3 segundos |
Consumo na cidade: | 9,4 km/l com álcool e 13,3 km/l com gasolina |
Consumo na estrada: | 11,6 km/l com álcool e 16,6 km/l com gasolina |
Autonomia: | 414km com álcool e 585km com gasolina na cidade e 510km com álcool e 730km com gasolina na estrada |
Câmbio: | Câmbio F17-6 HR, manual de 6 marchas, com embreagem monodisco a seco |
Tração: | Dianteira |
Direção: | Elétrica, com diâmetro de giro de 10,4m |
Suspensão dianteira: | Independente, McPherson, com mola helicoidal |
Suspensão traseira: | Eixo de torção, com mola helicoidal |
Freio dianteiro: | Disco ventilado |
Freio traseiro: | Tambor |
Pneus dianteiros: | 185/70 R14, com altura do flanco de 130mm |
Pneus traseiros: | 185/70 R14, com altura do flanco de 130mm |
DIMENSÕES: | |
Comprimento: | 4163mm |
Distância entre-eixos: | 2551mm |
Porta malas: | 275 litros |
Peso: | 1037kg |
Altura mínima do solo: | 128mm |
Largura: | 1730mm |
Altura: | 1476mm |
Tanque de combustível: | 44 litros |
Carga útil: | 375kg |
Você também pode gostar de ler
Renault Kwid ou Chevrolet Onix: veja um comparativo entre esses dois hatches econômicos