CNH Social ES: Governo do estado lança 10 mil vagas para carteira de motorista gratuita
As inscrições para a CNH Social 2022 já estão disponíveis no site do Detran-ES. Veja como funciona o programa e como se inscrever.
Nesta terça-feira (22/03), o governo do Espírito Santo anunciou a oferta de 10 mil vagas em todo o estado para o programa CNH Social 2022, por meio do Detran-ES.
Segundo o governo do Estado, o número de vagas disponíveis representa um recorde de ofertas do programa em um ano, desde que o projeto foi criado.
As inscrições já estão disponíveis e seguem abertas até o dia 1º de abril. A seguir, veja como funciona a CNH Social do Detran-ES e como se inscrever.
O que é a CNH Social?
Por meio da CNH Social, os capixabas podem tirar sua primeira habilitação, adicionar ou mudar de categoria em sua carteira de motorista de forma gratuita.
No entanto, é preciso se encaixar em alguns requisitos do programa, pois ele é voltado a cidadão de baixa renda. Nesse caso, o interessado deve estar com cadastro ativo no CadÚnico, com seus dados lançados até o dia 12 de fevereiro de 2022, e ter renda familiar de até dois salários mínimo (R$ 2.424).
Além disso, o candidato também precisa ter a partir de 18 anos completos no momento da inscrição e morar no Espírito Santo. Pelas regras do programa, 5% das inscrições são destinadas a pessoas com deficiência (PcD).
Quais categorias de carteira são ofertadas?
Os participantes da CNH Social podem tirar sua primeira habilitação ou adicionar em suas carteiras as categorias A e B, ou ainda mudar para as categorias D e E.
No entanto, é importante destacar que os candidatos devem selecionar a categoria desejada durante a inscrição, e não podem mudar depois disso.
Como fazer a inscrição?
Para se inscrever na CNH Social, basta acessar o site do Detran-ES e informar os dados solicitados. Mas os interessados devem ter atenção com o prazo de inscrição, que segue até o próximo dia 1º de abril.
Outros estados com programas de CNH Social
O programa CNH Social também está disponível em outros estados brasileiros, geralmente com critérios semelhantes aos da iniciativa capixaba. Entre os locais que oferecem este projeto, podemos destacar: