CNH Social: estes 3 estados oferecem habilitação gratuita em 2022
Confira exemplos de estados que oferecem o programa CNH Social e como funciona a iniciativa em cada localidade.
O programa CNH Social está disponível em alguns estados brasileiros, oferecendo milhares de vagas para quem precisa tirar a carteira de habilitação ou atualizar o documento.
Por meio da CNH Social, é possível fazer um destes processos de forma gratuita, o que permite que pessoas de baixa renda tenham acesso a um serviço que costuma ser caro.
Mas como o programa é realizado pelos Detrans de cada estado, não são todos os lugares que oferecem esta iniciativa. Por isso, conheça a seguir três unidades federativas que dão acesso à CNH Social, e veja como o programa funciona em cada lugar.
CNH Social Distrito Federal
O primeiro local da lista não é um estado, mas é o único que está com inscrições abertas neste momento. No Distrito Federal, os interessados em participar da CNH Social têm até o dia 25 de maio para se inscrever.
Ao todo, serão 5 mil vagas disponibilizadas para o programa, que voltado a inscritos no CadÚnico que morem no DF há pelo menos dois anos. Mas é importante destacar que as vagas são divididas da seguinte forma:
- 60% para primeira habilitação nas categorias A ou B;
- 10% para adicionar as categorias A ou B;
- 10% para alterar para categorias C, D ou E;
- 10% para renovar a CNH;
- 10% para a CNH definitiva.
Para se inscrever, é necessário acessar o site do Detran-DF e selecionar a opção “Carteira de Habilitação Social”.
Amazonas
No início do mês, o governo do Amazonas divulgou uma lista com 7 mil aprovados na CNH Social do estado, programa que deve ter mais etapas neste ano e oferecer 20 mil vagas até dezembro.
Para participar da iniciativa, é necessário ter 18 anos ou mais, estar inscrito no CadÚnico e ter renda familiar de até meio salário-mínimo (R$ 606) por pessoa ou até dois salários-mínimos (R$ 2.424) no total.
Para mais informações sobre a CNH Social AM, confira o nosso texto sobre o programa.
Espírito Santo
Outro estado que conta com o programa CNH Social é o Espírito Santo, que neste ano já ofertou 10 mil vagas em todo o estado.
No momento, o estado não está com inscrições abertas para a iniciativa, mas é importante que os capixabas fiquem atentos a novos editais.
Para participar, é preciso estar com o cadastro no CadÚnico em dia e ter renda familiar de até dois salários-mínimos por mês.
Outros estados que oferecem CNH Social
Além do Distrito Federal e dos dois estados acima, outros locais que também oferecem a CNH Social são:
- Goiás
- Mato Grosso do Sul
- Acre
- Entre outras iniciativas semelhantes e projetos em fase de tramitação.