Como receber o Auxílio Brasil? Entenda como serão realizados os pagamentos

como receber o auxílio brasil
Veja como receber o Auxílio Brasil, benefício que começa a ser pago na próxima semana. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os pagamentos do Auxílio Brasil, programa que irá substituir o Bolsa Família, já começam no próximo dia 17 de novembro, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como será o procedimento para receber o benefício.

Ao menos nesse primeiro momento, assim como o novo programa irá manter o calendário do Bolsa Famíliaas formas de pagamento também serão as mesmas.

Publicidade

Publicidade

Vale lembrar que em novembro apenas as famílias que já recebiam o Bolsa Família terão direito ao Auxílio Brasil, e novos beneficiários devem ser selecionados nos próximos meses por meio do CadÚnico. A seguir, você confere como fazer para receber o dinheiro do novo programa.

como receber o auxílio brasil
Veja como receber o Auxílio Brasil, benefício que começa a ser pago na próxima semana. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Como receber o pagamento do Auxílio Brasil?

Os beneficiários do Auxílio Brasil receberão o valor das parcelas por meio das seguintes contas:

  • Caixa TEM, a chamada Poupança Social Digital, que também era usada para os pagamentos do Auxílio Emergencial;
  • Conta Especial de Depósito à vista;
  • Conta Corrente de Depósito à vista; e
  • Caso o beneficiário não tenha nenhuma das contas anteriores, será pela Conta Contábil, plataforma social do programa.

Cartão do Bolsa Família

Além das contas citadas, os beneficiários que sacam as parcelas do Bolsa Família utilizando o cartão do programa também poderão receber o dinheiro do Auxílio Brasil da mesma forma.

Publicidade

Publicidade

Mas o saque do benefício com o cartão do Bolsa Família será permitido até que um novo cartão seja emitido, já com o nome do novo programa.

O texto que regulamenta o Auxílio Brasil foi editado recentemente pelo governo federalmas o programa ainda precisa ser aprovado pelo Congresso, assim como a PEC dos Precatórios, que será utilizada para custear a iniciativa.

Mas a votação da proposta do Auxílio Brasil deve acontecer na Câmara e no Senado até o dia 7 de dezembro, senão o texto perde validade e o Bolsa Família retorna.

Para saber quais são os principais critérios para receber o Auxílio Brasil, basta conferir o nosso texto sobre o assunto.

Felipe MatozoJornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
Veja mais ›
Fechar