E-título: ainda dá tempo de baixar o APP e usar nessa eleição do 1º TURNO de 2022?

Descubra até quando é possível baixar o aplicativo e-Título para usar no primeiro turno das eleições 2022.


Eleitores que desejam utilizar o e-Título no primeiro turno das Eleições 2022 têm poucos dias para baixar o aplicativo.

Isso porque não será possível emitir a versão digital do Título de Eleitor nos dias de votação. Ou seja, as emissões ficam suspensas nos dias 2 e 30 de outubro, datas do primeiro e segundo turno, respectivamente.

Portanto, quem quiser aproveitar os outros recursos disponíveis no e-Título no primeiro turno das eleições, precisa baixar o aplicativo até sábado, dia 1º de outubro.

Como baixar e usar o e-Título?

Para baixar o e-Título, basta acessar o aplicativo na Play Store se o seu celular for Android, ou na App Store se for um iPhone.

Confira também
Eleições 2022: eleitor vai ser obrigado a deixar celular com mesário

Após o download, abra o aplicativo e clique nos botões para iniciar o procedimento. Depois, é só seguir os passos indicados abaixo:

  1. Informe os dados pessoais solicitados, como nome, data de nascimento, CPF e nome da mãe e do pai, e selecione “Entrar no e-Título”;
  2. Em seguida, você terá que responder três questões para confirmar sua identidade;
  3. Na tela seguinte, é necessário criar uma senha. Para quem já usou o aplicativo, é só inserir a senha ou criar uma nova em “Esqueci minha senha”;
  4. Depois disso, pode ser que o aplicativo mostre uma tela para ativar o desbloqueio por meio do leitor de impressão digital do seu celular;
  5. Por fim, os dados do seu título de eleitor poderão ser acessados na aba e-título.

No e-Título, o eleitor encontra informações como nome e número de inscrição do documento, e também descobre seu local de votação, por exemplo.

Para isso, basta selecionar a aba “Onde Votar”, opção que permite identificar o local de votação no mapa e até mesmo indicar o melhor trajeto partindo da sua casa.

Como usar o aplicativo na eleição?

Se o eleitor estiver com a biometria regularizada, ele pode votar apenas com o e-Título. Porém, se a foto não aparecer no aplicativo, será necessário apresentar um documento de identificação.

Por isso, é recomendado levar um documento de identidade com foto no dia de votação, por garantia.

Além disso, se o eleitor não comparacer no dia votação, o e-Título também pode ser usado para justificar ausência. Ao acessar a aba “Mais opções”, o eleitor consegue fazer o pedido de justificativa, emitir a guia de pagamento da multa e certidões de quitação eleitoral, por exemplo.

VEJA TAMBÉM
Eleições 2022: cidadãos vão ser impedidos de votar se não cumprirem esta regra

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.