Empréstimo Auxílio Brasil: saiba QUANTAS EMPRESAS querem oferecer

Felipe Matozo

29/09/2022

Segundo o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, cerca de 60 instituições financeiras têm interesse de oferecer o empréstimo consignado do Auxílio Brasil.

Em entrevista para o programa “A Voz do Brasil” nesta quarta-feira (28/09), o ministro ainda afirmou que a Caixa está entre as instituições que demonstrou interesse nesta modalidade de crédito.

De acordo com o Ministério da Cidadania, os empréstimo consignado para os beneficiários do programa deve ficar disponível na primeira quinzena de outubro.

Quais bancos devem oferecer o empréstimo do Auxílio Brasil?

Apesar de falar em 60 instituições financeiras interessadas em oferecer o empréstimo, o ministro não deu detalhes de quais são elas. O único banco citado por Ronaldo Bento foi a Caixa Econômica Federal.

Confira também
Empréstimo do Auxílio Brasil: o que acontece se eu parar de receber o benefício?

Mas nesta semana o portal g1 consultou 11 bancos e instituições financeiras sobre a possibilidade de ofertar do empréstimo, e cinco afirmaram que estão estudando o caso, conforme já mostramos aqui.

A Caixa está entre os bancos que informaram estar avaliando a oferta de empréstimo consignado para participantes do Auxílio Brasil. O banco afirmou que está analisando as regras da modalidade e que irá informar as condições da linha em breve.

As outras quatro instituições que disseram analisando a possibilidade são Banco do Brasil, Safra, Banco PAN e Agibank. Porém, nenhuma delas confirmou que irá oferecer a modalidade.

Bancos que NÃO vão oferecer a modalidade

Enquanto isso, os demais seis bancos consultados pelo g1 confirmaram que não vão oferecer o Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil. São eles:

  • Bradesco
  • Itaú
  • Nubank
  • Santander
  • BMG
  • Banco Inter

No caso do Nubank, por exemplo, a fintech não trabalha com nenhum modalidade de empréstimo consignado.

Enquanto isso, grandes bancos como Itaú e Bradesco oferecem crédito consignado para outros públicos, como trabalhadores registrados com carteira assinada e segurados do INSS, mas se recusaram a aderir a nova modalidade.

O empréstimo do Auxílio Brasil vem recebendo diversas críticas de especialistas e entidades de defesa do consumidor. Para os críticos da medida, ela representa um grave risco de endividamento da população mais pobre.

VEJA TAMBÉM
Isso é o que NÃO TE CONTAM sobre o consignado do Auxílio Brasil

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.