Enviou um PIX ERRADO? Essa é a única coisa a se fazer pra resolver…

Alexandre G. Peres

03/08/2022

O Pix tem se destacado dos demais métodos de transferência, como do TED e do DOC, especialmente pela sua praticidade e rapidez, já que o dinheiro cai na outra conta em questão de segundos.

Porém, toda essa rapidez e praticidade tem um preço, mesmo o Pix sendo gratuito: caso você cometa algum erro, inserindo uma informação errada durante a transferência, você terá MUITA dor de cabeça na hora de tentar reaver o dinheiro. Especialmente quando forem quantias mais expressivas.

Acabou transferindo um Pix errado ou quer aprender a se precaver caso aconteça com você? Pois confira esta matéria especial do No Detalhe!

Enviei um Pix errado: o que fazer?

Antes de digitar a senha e confirmar um Pix, é sempre importante conferir todos os dados do destinatário da transferência, como a Chave Pix, o nome, o banco etc. Porém, na pressa, é possível que essa etapa seja negligenciada e o erro só seja percebido depois de cometido.

Caso você só perceba que informou a chave errada depois da confirmação da transferência, a primeira coisa que você deve fazer é entrar em contato com o banco. Caso seja um banco tradicional, você pode recorrer a um atendimento presencial em uma agência bancária; caso seja um banco digital, procure um dos canais de contato do banco (telefone, WhatsApp, e-mail ou chat via o próprio aplicativo) e explique a situação. Geralmente, os bancos ajudam a identificar o destino do dinheiro e ajudam a recuperá-lo, especialmente caso se trate de um valor mais baixo.

Porém, caso o valor transferido por engano seja muito alto, você poderá ter mais dificuldade para reaver o dinheiro. Nesse caso, é preciso registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil.

Com o o registro da ocorrência na polícia e com o banco já estando ciente, a instituição bancária provavelmente entrará em contato com o cliente que recebeu o Pix por engano. Caso ele aceite devolver o valor, você receberá em poucos dias o dinheiro em sua conta.

Porém, pode acontecer de ele se recusar a devolver o valor, alegando que o recebimento não foi por engano. Nesse caso, você precisará contratar um advogado e entrar com uma ação na justiça. Isso só vale a pena caso o valor transferido seja significativa; do contrário, você talvez gaste mais tentando recuperar o valor do que simplesmente arcando com o prejuízo do erro.

Cuidado com golpes via Pix

A facilidade do Pix também abre espaço para que golpistas utilizem o método de pagamento para aplicar golpes, como o recente Urubu do Pix, uma espécie de esquema de pirâmide que prometer uma alta rentabilidade para cada transferência em dinheiro realizada.

Para aprender a se prevenir dos principais golpes envolvendo o Pix, confira nossa matéria especial sobre o assunto clicando aqui.

Alexandre G. Peres
Escrito por

Alexandre G. Peres

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.

0

Aguarde, procurando sua resposta