Golpe do Pix atinge micro e pequenos empreendedores
Confira aqui No Detalhe tudo que você precisa saber sobre o golpe do PIx que atinge micro e pequenos empreendedores.
O novo golpe criado por criminosos conta com o uso do pix como um modo de causar prejuízo financeiro nos negócios das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e dos Microempreendedores Individuais (MEIs) de todo o Brasil.
Fonte/Reprodução: Original
Qual é a nova modalidade de golpe?
Conhecido como Golpe do Falso Fornecedor, a nova modalidade de golpe criada por criminosos tem como o seu principal alvo o ataque a Micro e Pequenas Empresas (MEPs) e Microempreendedores Individuais (MEIs) por meio do processo do uso do PIX, um dos meios de pagamento digital mais usados da atualidade.
Segundo a AllowMe, uma empresa com especialidade em proteção digital, o funcionamento da nova modalidade de golpe se dá por meio da engenharia social, ou melhor, de uma falha humana no pagamento de uma prestação de serviço.
Por meio disso, é feita a abertura de contas de Pessoa Jurídica (PJ) em uma grande variedade de bancos digitais com o uso de nomes falsos de empresas, as quais são semelhantes aos nomes reais, porém são erros propositais de uma letra ou de um número como um modo de facilitar a execução do crime.
Com a abertura da conta de Pessoa Jurídica (PJ), os criminosos entram em contato com a vítima por meio da identificação de fornecedores, que a informam que aconteceu uma mudança no processo de pagamento via PIX e, para isso, seria necessária uma nova transferência para ser dado a confirmação como um modo de concordar com a nova mudança no processo de pagamento.
Como resultado, o Golpe do Falso Fornecedor é capaz de causar um prejuízo financeiro nos negócios das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e dos Microempreendedores Individuais (MEIs) em valores que variam entre R$ 10 e R$ 10 mil.
Como se precaver para não sofrer prejuízos?
Para se precaver e não sofrer com nenhum prejuízo financeiro com o Golpe do Falso Fornecedor, é necessário que você faça a verificação das informações do recebedor ao ser feito o processo de pagamento por boleto ou via PIX, porque, desse modo, você estaria ciente sobre os dados reais de sua conta para não cair em uma armadilha posteriormente do Golpe do Falso Fornecedor.
É essencial que se tenha um cuidado redobrado ao ser feito quaisquer procedimentos digitais na internet.