INFLAÇÃO já está tendo ESTE TRISTE EFEITO sobre os brasileiros
Aumenta o número de consumidores que abandonam itens na boca do caixa, efeito da alta inflação sobre alimentos.
Uma pesquisa divulgada pelo Estadão revela que aumentou o número pessoas que abandonam itens no caixa do supermercado, efeito da alta inflação sobre alimentos, segundo especialistas.
Segundo o levantamento realizado pela Nextop, empresa que atua há 25 anos com tecnologia de segurança do varejo, cerca de 5 milhões de itens foram abandonados entre janeiro e junho de 2022.
O número de itens abandonados no caixa no período é quase 16,5% maior do que no primeiro semestre do ano passado, segundo a pesquisa.
Itens abandonados no caixa demonstra efeito da inflação
A alta da inflação reduz o poder de compra dos consumidores, porque, com os preços mais caros, o orçamento pode deixar de ser suficiente para bancar todos os itens que uma família costuma comprar, principalmente para os mais pobres.
Na pesquisa divulgada pelo Estadão, os dados revelam o aumento nos casos de pessoas que deixam itens no caixa quando o valor passa do previsto. Isso inclui pessoas que tentam levar os “itens de sempre”, mas precisam deixar algo para trás por conta da alta nos preços.
O estudo considerou o movimento de caixa de 982 supermercados de médio e pequeno porte espalhados pelo país, que atendem famílias de todas as faixas de renda e juntos vendem R$ 5 bilhões.
Para Juliano Camargo, CEO e fundador da Nextop, o aumento na quantidade de produtos abandonados “é altíssimo e reflete que muita gente deve estar tomando susto”. Camargo acredita que as devoluções não teriam aumentado se a inflação de alimentos estivesse sob controle.
Quais são os produtos mais devolvidos no caixa?
Segundo a pesquisa da Nextop, o refrigerante é o item que as pessoas mais devolvem nos caixas de supermercados.
Em segundo lugar na lista, aparece o leite, item que subiu quase 25% em julho. Como este é um produto essencial para muitas famílias, o alto índice de devolução revelado pela pesquisa mostra um efeito preocupante da inflação dos alimentos.
Além disso, outros itens básicos também aparecem entre os 10 mais devolvidos na boca do caixa: óleo de soja, açúcar e farinha de trigo.