Vestibular de Inverno PUC-Rio 2021 – Inscrições estão abertas até 6/6!

O Vestibular de Inverno PUC-Rio 2021 vai ficar com as inscrições abertas até o dia 6 de junho. Ao todo estão disponíveis 750 vagas para 40 cursos, das mais diversas áreas do conhecimento. A inscrição pode ser feita no próprio site da universidade e tem o custo de R$60,00. Os candidatos que forem aprovados vão conseguir começar os estudos no segundo semestre de 2021.

Existem várias formas para conquistar uma vaga na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. O Vestibular de Inverno PUC-Rio 2021 é apenas uma delas. Dependendo do desempenho do candidato em outros processos seletivos, ele consegue aumentar as chances de conseguir garantir o sonho de entrar no Ensino Superior. 





Como entrar na PUC-Rio em 2021?

prédio da PUC Rio
Veja como funcionam as inscrições para o Vestibular de Inverno PUC-Rio 2021. (Imagem: Divulgação/PUC Rio)

Como já foi mencionado anteriormente, o Vestibular de Inverno PUC-Rio 2021 é apenas uma possibilidade de entrar na universidade. Veja só quais são as outras opções para os inscritos no processo seletivo:

  • Vestibular PUC-Rio 2021 realizado no primeiro semestre do ano: Mesmo estando inscrito no Vestibular de Inverno PUC-Rio 2021, o candidato pode usar a nota da primeira prova realizada no ano para concorrer a uma vaga no segundo semestre de 2021. Qualquer curso do mesmo grupo pode ser escolhido. Para que isso aconteça é necessário que ele tenha sido aprovado no primeiro processo seletivo e que a Língua Estrangeira exigida seja a mesma selecionada para a segunda prova;
  • Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): os resultados das provas do Enem realizadas entre 2016 e 2020 podem ser utilizados para que o candidato consiga uma vaga no segundo semestre da PUC-Rio. Ainda se o estudante fizer essa escolha, ele precisa estar inscrito no Vestibular de Inverno PUC-Rio 2021. Atenção: ao selecionar essa opção, o candidato autoriza a universidade a obter sua nota junto ao INEP e divulgá-la com os resultados do processo seletivo Se o preenchimento das informações estiver incompleto, incorreto, com zeros ou inexistente, a possibilidade de concorrer a uma vaga com o Enem se tornará inválida;
  • Aproveitamento do resultado de exames internacionais, como Abitur, Bac (Baccalauréat Général) ou IB Diploma (International Baccalaureate Diploma Programme): assim como nas opções acima, se o candidato estiver inscrito no Vestibular de Inverno PUC-Rio 2021, ele pode usar a nota dos exames internacionais para ser admitido. Para isso, ele deve encaminhar o documento com o resultado à Coordenação do Vestibular por email até o dia 6 de junho de 2021. Só serão válidas as seguintes pontuações nas provas internacionais: IB – deve ter obtido pontuação igual ou superior a 30 pontos; Abitur – deve ter obtido pontuação igual ou inferior a 2,5 pontos ; Bac – deve ter obtido pontuação igual ou superior a 12 pontos.

Como fazer a inscrição no Vestibular de Inverno PUC-Rio 2021?

O passo a passo para fazer a inscrição no Vestibular de Inverno da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 2021 é simples. Confira:

  1. Entrar no site da PUC-Rio;
  2. Preencher o Requerimento de Inscrição com informações pessoais. Entre elas: nome completo, nome da mãe, nome do pai, sexo, nacionalidade, naturalidade, cidade de nascimento, data de nascimento, documento de identificação, CPF, título de eleitor, endereço, DDD, telefone e e-mail. Dados sobre a escolaridade também são solicitados, como estabelecimento de Ensino Médio, curso preparatório, ano de conclusão do Ensino Médio e formação escolar;
  3. Selecionar a opção de curso. O candidato pode escolher apenas uma vaga em um único curso;
  4. Escolher uma opção de Língua Estrangeira. Os candidatos aos cursos de Engenharia, Física, Matemática e Química do Ciclo Básico do CTC, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Psicologia e Relações Internacionais fizeram a prova de Inglês no Vestibular 2021 para ingresso no primeiro semestre de 2021. Caso o estudante deseje usar o resultado da prova do primeiro semestre deste ano, ele deve escolher a mesma opção de Língua Estrangeira;
  5. Criar uma senha. Essa senha será utilizada para acompanhar todas as fases do processo seletivo até a matrícula;
  6. Enviar o Requerimento de Matrícula;
  7. Imprimir a página de “Confirmação de Recebimento de Inscrição;

O candidato vai poder fazer alterações no Requerimento de Matrícula até o último dia de inscrição, ou seja, 6 de junho. A confirmação da inscrição vai estar disponível no dia 22 de junho. 





Fontes: Blog do Vestibular e PUC Rio

Marina Darie
Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário