Onde encontrar a Inscrição Estadual?

Felipe Matozo

09/10/2022

A Inscrição Estadual é um cadastro para que as empresas recolham ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e, para encontrar este número, basta fazer uma consulta rápida na internet.

A seguir, nós vamos explicar como achar o número da Inscrição Estadual e explicar um pouco mais sobre esse registro.

Onde encontrar a Inscrição Estadual?

A consulta ao número da Inscrição Estadual de uma empresa pode ser feita por meio do site do SINTEGRA (Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços).

Aproveite para conferir também
Inscrição municipal MEI: saiba tudo sobre e como ter a sua!

O SINTEGRA é a plataforma federal que consolida e disponibiliza informações de contribuintes aos órgãos estaduais. Para achar a Inscrição Estadual neste site, basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o site do SINTEGRA;
  2. Na página inicial, você verá o mapa do Brasil. Clique sobre o estado onde está localizada a empresa em questão;
  3. Em seguida, você será redirecionado para a plataforma de consulta do estado;
  4. Nesta página, digite os caracteres da imagem captcha ou marque o quadro “Não sou um robô” e informe o CPF ou CNPJ do contribuinte. No caso da consulta por CPF, ela é válida apenas para empresas individuais;
  5. Após digitar o CNPJ/CPF e o captcha, clique para consultar;
  6. Na página seguinte, se a empresa ou contribuinte possuir Inscrição Estadual, os números deste cadastro irão aparecer na tela.

Além de encontrar a Inscrição Estadual, a consulta do SINTEGRA também permite acessar outras informações sobre a empresa, como telefone, endereço e atividade econômica.

Quem precisa ter Inscrição Estadual?

A Inscrição Estadual é um dado obrigatório para empresas que atuam com a circulação de mercadorias, independentemente da área de atuação.

Enquanto isso, empresas que fornecem serviços ou produtos completamente digitais, como cursos e aplicativos, não precisam deste registro.

VEJA TAMBÉM
Consulta do CNPJ: Saiba tudo sobre!

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta