Resultado do Fies 2021 do 2° semestre é divulgado pelo MEC

O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje (03/08) o resultado do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021 do segundo semestre, programa destinado a financiar cursos de graduação em universidades particulares.

Aqui, indicamos como saber se você foi pré-selecionado para o programa e quais são os próximos passos no caso de aprovação. Continue a leitura e confira!

Publicidade

Publicidade

app fies em celular

Como consultar a lista de pré-aprovados do Fies 2021

A lista de pré-selecionados no Fies 2021/2 será divulgada no site do programa criado pelo MEC ou no site da instituição de ensino superior para a qual se inscreveu. Caso tenha sido pré-aprovado, o próximo passo é realizar a complementação da inscrição, que vai de 4 a 6 de agosto.

Vale lembrar que o programa faz uma chamada única. Quem não foi pré-selecionado nessa chamada entra em uma lista de espera. Não há necessidade de se inscrever na lista, porque esse processo é feito automaticamente para todos os candidatos que não foram aprovados na chamada regular.

Quem for pré-aprovado na lista de espera do Fies tem até três dias úteis, contados a partir do dia da divulgação do resultado, para realizar a complementação da inscrição.

Publicidade

Publicidade

Como fazer a matrícula no Fies

A matrícula no Fies tem início por meio do processo de complementação da inscrição, que é feita online, no próprio site do programa. O candidato deve apresentar documentos específicos solicitados pelo Fies para complementar sua inscrição.

Depois desse processo, os pré-aprovados precisam comparecer na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da universidade para análise da documentação, procedimento que deve ser feito em até cinco dias úteis.

O próximo passo da matrícula é a validação do financiamento em um banco parceiro do Fies, para fechar o contrato. O pré-selecionado tem um prazo de 10 dias, contados a partir da validação, para procurar a instituição financeira (Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil).

Documentos necessários para matrícula no Fies

  • Carteira de identidade oficial com foto, como o RG, CNH ou carteira funcional;
  • Identidade militar expedida pelas Forças Armadas ou auxiliares para membros e dependentes;
  • RNE, se for o caso;
  • CTPS (Carteira do Trabalho e Previdência Social);
  • Comprovantes de rendimentos (contracheques, declaração de imposto de renda pessoa física, comprovantes de recebimento de pensão, extrato bancário, entre outros).
  • Comprovante de residência (contas de água, gás, energia elétrica ou telefone, entre outros).

Um detalhe importante: essa é a lista de documentos básicos, mas pode ser que a universidade solicite outros. Por isso, sempre verifique com a instituição de ensino quais documentos apresentar e providencie tudo com antecedência, para evitar a perda de prazo e do financiamento.

Cronograma do Fies 2021/2

  • Divulgação do resultado: 03 de agosto;
  • Lista de espera: de 04 a 31 de agosto.

Requisitos para participação no Fies

O candidato precisa ter efeito alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e ter tido média de notas nas provas igual ou superior a 450 pontos. Também não pode ter zerado a redação.

Outro requisito a ser cumprido pelos candidatos é ter renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa. Para saber sua renda, basta somar todos os seus ganhos mensais.

Taxa de juros e pagamento do Fies

Publicidade

Publicidade

Na edição 2021 segundo semestre do Fies, a taxa de juros do programa é zero. No que se refere ao pagamento do financiamento estudantil, ele começa a ser feito a partir do primeiro mês de conclusão do curso, caso o contratante tenha renda.

A parcela referente ao financiamento é automaticamente descontada de sua folha de pagamento, cumprindo limites percentuais estipulados em contrato, para não comprometer toda a renda do contratante.

Mas, e se o contratante não tiver renda no início do período de amortização? Neste caso, o financiamento é pago em prestações mensais mínimas, de acordo com o regulamento do Fies.

Durante a realização da graduação, o aluno paga um valor mensal que corresponde ao encargo operacional do banco que fez o financiamento do curso, além de pagar o seguro de vida obrigatório.

Publicidade

O prazo para terminar de pagar o financiamento varia entre os alunos, uma vez que respeita a capacidade financeira dos estudantes. Mas, a estimativa de término é de cerca de 14 anos.

Publicidade

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário