Santander: Banco oferece descontos em medicamentos até final do ano – Saiba mais!

Felipe Matozo

21/05/2021

O banco Santander está oferecendo descontos em medicamentos para clientes que comprarem em unidades das farmácias Drogasil e Droga Raia. Com a iniciativa, os consumidores pode conseguir descontos de pelo menos 10% em remédios de marca e de no mínimo 30% em genéricos.

Para ter direito aos descontos em medicamentos, o cliente só precisa apresentar um cartão Santander no momento da compra. Enquanto isso, em compras online, é preciso realizar um pré-cadastro em loja física e ativar a promoção.

É importante destacar que cada rede de farmácias tem seu próprio site para habilitar a promoção. O link para ativa na Drogasil é este aqui, e o para a Droga Raia basta clicar aqui.

banco santander

Imagem: Reprodução/Santander

A oferta do Santander fica disponível até o dia 31 de dezembro de 2021 e é válida para usuários dos seguintes cartões:

  • Santander Aadvantage
  • Santander Shell
  • Smiles Santander
  • Santander Vivo
  • Unique
  • Negócios e Empresas
  • Platinum
  • Style Platinum
  • Elite Platinum
  • Free
  • Fit
  • Flex
  • Play
  • Light
  • Gold
  • OAB
  • Ferrari
  • 1|2|3
  • Dufry
  • Unlimited

Consumidores que utilizam qualquer um destes cartões podem se habilitar para aproveitar a oferta, que vale por mais de seis meses.

Veja também: IRPF – PL quer que idosos deduzam gastos com remédios do Imposto de Renda

Especialista dá dicas para economizar com remédios

No final de março, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) autorizou aumentos de até 10% nos preços dos remédios. A decisão passou a valer já a partir do início de abril, e fez os brasileiros sentirem no bolso a alteração.

Dessa forma, especialistas destacaram a importância de buscar opções mais em conta para economizar. Afinal, para quem faz tratamento constante, este é uma gasto que não tem como cortar.

Para o site R7, o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domigos, e a farmacêutica responsável pela plataforma de consulta de preços Consulta Remédios, Francielle Mathias, listaram algumas dicas para tentar economizar nesse momento delicado. Confira estas dicas a seguir.

Consultar disponibilidade no SUS

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) contam com farmácias que oferecem muitos medicamentos de forma gratuita. Essa iniciativa do SUS salva muitas pessoas que não tem condições de comprar remédios que lhes são receitados.

Para retirar um medicamento em alguma destas farmácias, o usuário só precisa apresentar o documento de identidade e a receita. Para quem não tem condições de retirar pessoalmente, terceiros podem receber mediante a apresentação de uma procuração.

Entretanto, é importante lembrar que é possível que algumas UBSs exijam agendamento prévio para a retirada, por conta da pandemia.

Pesquisar preços em diferentes farmácias

Esta é uma dica que vale para qualquer item de compra, inclusive medicamentos. Para facilitar a pesquisa, é possível consultar os valores nos sites das farmácias.

Aqui mesmo nós temos um exemplo da importância da pesquisa: quem tem cartão Santander e descobriu que o banco está oferecendo descontos em medicamentos na Drogasil e na Droga Raia pode economizar.

Priorize os genéricos

Conforme destaca Francielle Mathias, mesmo para quem não gosta, não há como escapar: geralmente, os genéricos são mais baratos. Portanto, para quem está procurando por economia, está é a saída mais óbvia.

Por conta disso, a recomendação é que o paciente sempre peça ao médico que ele coloque na receita o princípio ativo, e não a marca do medicamento.

Procure por uma Farmácia Popular

Criado pelo governo federal em 2004, o programa Farmácia Popular tem parcerias com grandes redes, e não é difícil encontrar uma unidade com a placa “Aqui tem Farmácia Popular”.

Com o Farmácia Popular, é possível ter acesso a medicamentos gratuitos de diabetes, hipertensão ou asma (desde que o paciente tenha cadastro e receita), e também até 90% de desconto em outros remédios.

Veja também: Senado aprova PL que proíbe reajustes nos preços de medicamentos – Veja mais!

Programas de fidelidade

Assim como muitos outros comércios, farmácias e laboratórios também contam com programas de fidelidade que oferecem descontos.

Por isso, sempre que for à farmácia, é importante perguntar ao atendente sobre as possibilidades de descontos. Há farmácias que oferecem descontos por aplicativo, por exemplo, o que é uma forma muito simples de economizar.

Cuidar com as armadilhas

As farmácias brasileiras têm uma estratégia muito conhecida para seduzir os clientes: colocar itens chamativos bem diante de seus olhos, para que eles comprem mais por vontade do que por necessidade.

Por isso, conforme explica Reinaldo Domingos, é fundamental não prestar atenção nas demais prateleiras para sair da farmácia só com o necessário.

Evite farmácias em bairros nobres

Segundo Francielle Mathias, uma farmácia localizada em um bairro mais nobre pode ter medicamentos com preços mais caros. Sendo assim, vale voltar à dica da pesquisa para ter uma boa noção da média de valores do remédio de interesse para gastar mais só pela localidade.

Fontes: Capitalist e R7

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta