Seguro Desemprego 2022: Principais mudanças e condições do benefício
Infelizmente, a taxa de desemprego continua alta no Brasil e a permanência do cenário de crise segue preocupando nas projeções para o próximo ano. Por conta disso, é importante se atentar às mudanças do seguro-desemprego para 2022.
A principal mudança no benefício está relacionada justamente a um dos maiores problemas do país atualmente: a disparada na inflação em 2021. E se por um lado as altas na inflação fazem com que o custo de vida dos brasileiros fique mais caro, por outro isso faz com que os reajustes em benefícios como o seguro-desemprego também sejam maior, pois é necessário repor perdas no poder de consumo.
A seguir, você confere como deve ficar o seguro-desemprego em 2022 e as condições para ter direito ao benefício.
Seguro-desemprego terá mudanças em 2022?
Até o momento, a única mudança programada para o seguro-desemprego em 2022 é no valor do benefício, que deve ser corrigido pela inflação.
Nesta semana, o mercado financeiro subiu as projeções para a inflação brasileira em 2021 pela trigésima semana seguida. Segundo a estimativa do instituto, a estimativa é que o índice fique em 10,12%, o que representa a primeira vez acima da marca dos 10% desde 2015.
Se confirmada esta projeção, o salário mínimo pode subir R$ 110, chegando a R$ 1.210. Como o mínimo é usado como base para o seguro-desemprego, esse deve ser o piso aproximado do benefício em 2022.
Quem pode solicitar?
Para ter direito ao seguro-desemprego, o trabalhador precisa ter sido demitido sem justa causa de um emprego registrado, ou seja, com carteira assinada.
Além disso, também é necessários se enquadrar nos seguintes critérios:
- Não receber nenhum benefício previdenciário;
- Não ter qualquer renda extra que garanta o sustento do lar;
- Ter trabalhado formalmente por um tempo mínimo que varia de 6 a 12 meses, dependendo da situação. Para entender melhor essa questão, confira o nosso texto explicando quanto tempo de trabalho é necessário para receber seguro desemprego.
Para os trabalhadores que precisam solicitar o seguro-desemprego, é possível fazer isso pela internet. Para isso, basta baixar a Carteira de Trabalho Digital e fazer o cadastro para acessar o aplicativo.
Após fazer login no aplicativo, basta clicar na opção “Benefícios”, depois em “Seguro-Desemprego” e em “Solicitar”. Por fim, é só informar os dados solicitados e seguir os passos recomendados para concluir o procedimento.
Em caso de dúvidas ou problemas para fazer isso pela internet, o trabalhador também pode ligar para o número 158 ou entrar em contato com uma agência do trabalho em seu município.