IFSC abre vagas remanescentes em cursos de graduação


Nessa segunda-feira (07/06), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) abriu inscrições para o seu segundo ciclo de vagas remanescentes para o primeiro semestre letivo de 2021.

Para concorrer a uma vaga, o candidato precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou do próprio vestibular da IFSC a partir de 2011, e não ter tirado nota zero na redação. As inscrições seguem até o próximo dia 14 de junho.

As vagas disponíveis são para cursos de graduação em campus de seis cidades catarinenses, e serão preenchidas por ordem de manifestação de interesse. Para saber mais informações sobre as vagas remanescentes e os cursos disponíveis, basta acessar o Edital 23/DEING/2021-1 na página de editais abertos do IFSC.

vagas remanescentes ifsc
Imagem: Divulgação/IFSC

Como concorrer às vagas remanescentes do IFSC?

Para manifestar interesse em uma vaga remanescente em curso de graduação do IFSC, o candidato deve enviar a declaração de matrícula por meio de um formulário online, disponível no site da instituição.

Ao todo, o questionário conta com 50 perguntas que o candidato deve responder. Antes de começar o preenchimento, é recomendado ler o edital e ter em mãos documentos pessoais e informações de endereço para agilizar o procedimento. A lista de documentação de matrícula está disponível no item 3.2 do edital.

Nas primeiras páginas do formulário, o candidato deve selecionar a cidade e o curso de interesse. Em seguida, começam as perguntas sobre dados pessoais, incluindo informações de contato e de renda familiar.

É importante destacar que cada candidato pode se inscrever para apenas um curso. Caso o participante faça mais de uma inscrição, somente a primeira será validada, independentemente se ela for para vaga remanescente ou para curso com cadastro de reserva.

Conforme já destacamos, as vagas serão preenchidas por ordem de preenchimento do formulário eletrônico, portanto, não há processo seletivo para a distribuição. Mas é necessário que a documentação enviada pelo candidato esteja correta e completa para que ele ganhe direito à vaga.

Além disso, não é necessário ter participado do Sisu para disputar as vagas remanescentes do IFSC. Para os candidatos que participaram de mais de um processo seletivo do Enem ou do vestibular a partir de 2011, ele deve escolher apenas um deles na hora de manifestar interesse na vaga.

Além das vagas remanescentes, o edital do IFSC também conta com cadastros de reserva (CR). Isso quer dizer que há expectativa que o curso em questão abra vagas remanescentes em breve.

Veja também: Prouni, Fies e Sisu – MEC divulga as datas para próximas edições. Confira aqui!

Cursos e vagas disponíveis

De acordo com o Edital do segundo ciclo de inscrições para vagas remanescentes e cadastros de reserva em cursos de graduação do IFSC, válidos para o primeiro semestre letivo de 2021, os seis campus com oportunidades disponíveis são os seguintes:

  • Araranguá – 21 vagas para Licenciatura em Física (noturno);
  • Caçador – 4 vagas + CR para Engenharia de Produção (noturno), e CR para Sistemas de Informação (noturno);
  • Canoinhas – 10 vagas + CR para Alimentos (noturno);
  • Florianópolis (Centro) – 2 vagas + CR para Eletrônica Industrial (integral);
  • Jaraguá do Sul (Centro) – 12 vagas para Licenciatura em Física (noturno);
  • São Carlos – 4 vagas + CR para Engenharia Civil (noturno).

Em caso de dúvidas, o Edital conta com os endereços de e-mail de todos os campus ofertantes para que o candidato possa entrar em contato aquele que seja de seu interesse.

Segundo o edital, quem não for contemplado seguirá em cadastro de reserva, e em caso de abertura de vaga no curso pretendido a instituição entra em contato para efetivação da matrícula. A divulgação dos candidatos selecionados irá acontecer no próximo dia 16 de junho, a partir das 18 horas.

Veja também: Ministério da Educação divulga Edital do Enem 2021

O que são vagas remanescentes?

As vagas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas no processo seletivo de uma faculdade. No caso do IFSC, por exemplo, elas estão condicionadas ao esgotamento da lista de espera do SiSU (Sistema de Seleção Unificada).

Normalmente, as vagas “sobram” quando alunos não realizam a matrícula no curso em questão ou quando não é possível fechar turma por falta de candidatos aprovados.

O processo para concorrer às vagas remanescentes varia de uma instituição para outra. Enquanto o IFSC usa como critério a ordem de inscrição, outras faculdades consideram a pontuação dos candidatos, por exemplo.

Além das instituições, vale lembrar que o próprio ProUni oferece bolsa remanescentes, conforme já explicamos no nosso texto sobre o assunto.

Fonte: JMais.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.