Todos que recebiam o Auxílio Emergencial vão receber o Auxílio Brasil? Entenda
Com o fim do Auxílio Emergencial, mais de 22 milhões de famílias devem ficar sem ajuda, pois nem todas terão direito ao Auxílio Brasil.
Os pagamentos do Auxílio Brasil começam hoje (17/11), após a extinção de dois programas que atendiam milhões de brasileiros: o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial.
Por conta disso, a expectativa é que mais de 22 milhões de famílias de baixa renda fiquem sem nenhuma ajuda a partir deste mês. Afinal, se por um lado todos os beneficiários do Bolsa Família receberão as parcelas do novo programa, por outro o mesmo não acontece com o Auxílio Emergencial.
Como os critérios dos dois programas são diferentes, a maioria das pessoas que recebiam Auxílio Emergencial não terão direito ao Auxílio Brasil. Sendo assim, ter recebido o benefício emergencial não garante inclusão no novo programa.
Quem vai receber o Auxílio Brasil?
Nesse primeiro mês de Auxílio Brasil, apenas as cerca de 14,6 milhões de famílias que recebiam o Bolsa Família terão direito ao novo benefício. Mas o governo promete incluir mais 2,4 milhões de famílias até dezembro, o que pode zerar a fila de espera do antigo programa.
Os novos beneficiários serão incluídos no Auxílio Brasil com base no CadÚnico. Por isso, é preciso estar com o cadastro atualizado há menos de dois anos no sistema para ter chances de entrar para o novo programa.
Segundo o governo, novas famílias entrarão para o programa todos os meses, mas a inscrição no CadÚnico não é uma garantia de recebimento do Auxílio Brasil.
Para ter direito aos pagamentos do Auxílio Brasil, além de ter cadastro no CadÚnico, a família também deve atender a um dos seguintes critérios de renda:
- Renda mensal de até R$ 100 por pessoa (linha da extrema pobreza);
- Renda mensal de até R$ 200 por pessoa (linha da pobreza).
Além disso, o Auxílio Brasil também será composto por outros benefícios que terão critérios e valores específicos. Para conhecer os principais critérios de participação no novo programa, confira o nosso texto explicando sobre.
Enquanto isso, no caso das pessoas que recebiam o Auxílio Emergencial e não terão direito às parcelas do novo programa, veja alguns dos benefícios disponíveis para este público.