Calendário Vale-Gás no mês de março. Confira datas de pagamento

Flavio Carvalho

28/02/2022

O governo federal começa uma nova rodada de pagamentos do Vale-Gás em 18 de março. Na ocasião, beneficiários com NIS (Número de Identificação Social) final 1 receberão a parcela.

O Vale-Gás é um benefício criado pelo governo para custear metade do valor do botijão de gás de 13kg para famílias de baixa renda. Ele foi criado após a subida do preço do botijão em 2022, com o crescimento da inflação.

Aqui, você confere o calendário de pagamentos do Vale-Gás do mês de março e mais informações sobre o programa. Acompanhe!

Qual o valor do Vale-Gás?

Calendário Vale-Gás no mês de março. Confira datas de pagamento

O governo paga somente 50% do valor do botijão de gás vigente no país. Esse valor é atualizado mensalmente e divulgado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível).

Nos meses anteriores, o pagamento foi de R$ 52,00, mas o valor não é fixo e pode variar de acordo com a queda ou subida do preço do botijão.

Como é o pagamento do Vale-Gás?

Os pagamentos do Vale-Gás são feitos da mesma forma que o Auxílio Brasil. Na prática, isso significa que quem recebe por plataforma social conseguirá sacar o benefício com Cartão Cidadão e senha.

Caso receba o Auxílio Brasil por Caixa Tem, poderá realizar compras com QR Code e cartão de débito virtual, pagar conta usando o código de barras do boleto e transferir o dinheiro entre contas via Pix. Há, ainda, a possibilidade de sacar o benefício usando o código autorizador gerado no app.

O saque pode ser feito em três canais: caixas eletrônicos de agências da Caixa Econômica Federal, correspondentes Caixa Aqui e lotéricas.

Calendário Vale-Gás de março

As datas de pagamento do calendário Vale-Gás são as mesmas do Auxílio Brasil. Elas são definidas de acordo com o dígito final do NIS dos beneficiários. A seguir, você confere o calendário de mês de março:

  • NIS final 1: 18 de março;
  • NIS final 2: 21 de março;
  • NIS final 3: 22 de março;
  • NIS final 4: 23 de março;
  • NIS final 5: 24 de março;
  • NIS final 6: 25 de março;
  • NIS final 7: 28 de março;
  • NIS final 8: 29 de março;
  • NIS final 9: 30 de março;
  • NIS final 0: 31 de março.

Quem tem direito ao Vale-Gás?

Apenas famílias que cumprem os requisitos do programa têm direito ao Vale-Gás. A seguir, você conhece quais são as normas para receber o benefício:

  • Ter CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais);
  • Integrar família com membros que recebem até R$ 606,00 por mês (meio salário mínimo);
  • Pertencer a uma família que tem entre seus membros residentes no mesmo domicílio pessoa que recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Há, ainda, uma regra que diz que o benefício será pago preferencialmente para a mulher vítima de violência doméstica e que esteja sob monitoramento de medidas protetivas de urgência, se for o caso da família.

Como solicitar o Vale-Gás?

O governo não abriu inscrições para o Vale-Gás e a seleção é feita com base no CadÚnico. Caso não tenha o cadastro e atenda o requisito de renda, é possível fazê-lo para entrar na lista de espera do programa.

Mas, como fazer o CadÚnico? Você deve se dirigir a um CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) ou posto de atendimento da prefeitura do município em que reside. É possível verificar endereços no site da prefeitura!

Para realizar o cadastro, é necessário apresentar a documentação solicitada pelo governo. Veja, a seguir, o que levar:

  • Documento de identificação (RG, CNH ou certidões de nascimento e/ou casamento) e CPF de todas as pessoas que moram na mesma casa;
  • Carteira de trabalho, título de eleitor e comprovante de renda atualizado da pessoa que fará o cadastro.

O comprovante de endereço não é obrigatório, mas ajuda no atendimento, agilizando o cadastro. Se tiver um disponível, leve para apresentar.

Caso não tenha consigo todos os documentos solicitados, ainda é possível realizar o cadastro. Mas, atenção a um detalhe: ele ficará incompleto, o que impossibilitará que a família entre em benefícios sociais como o Vale-Gás.

O responsável pelo cadastro deverá retornar ao local de inscrição com a documentação necessária. Após completar o cadastro, a família é liberada para tentar um dos benefícios sociais do governo.

Outro ponto importante é que a simples realização do CadÚnico não é garantia de receber o Vale-Gás e demais benefícios. É preciso que a família atenda, também, outros requisitos dos programas.

Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

0

Aguarde, procurando sua resposta