CNH Social GO: matrículas de aprovados para habilitação social terminam nesta terça (5)

Você foi aprovado para participar do programa CNH Social GO? Então corra, pois a matrícula online deve ser feita até hoje, 5 de abril!


A matrícula para os selecionados na CNH Social GO termina hoje, 5 de abril. A lista com os nomes dos candidatos aprovados foi divulgada no dia 22 de março. Agora, os participantes precisam correr contra o tempo para reunir as informações e documentações necessárias. 

Quem perder o prazo de matrícula online, de abertura do Renach ou apresentar documentação incompatível com os critérios do programa será automaticamente desclassificado. Veja o cronograma completo:

  • 05/04/22 – Prazo final para realização da matrícula online;
  • 22/04/22 – Prazo final para entrega da documentação e abertura do Renach;
  • 29/04/22 – Data prevista para divulgação da segunda chamada.

A segunda chamada vai contar com as vagas de candidatos desclassificados. 

Como funciona a CNH Social GO?

CNH Social GO: matrículas de aprovados para habilitação social terminam nesta terça (5)
Quem não fizer a matrícula da CNH Social GO dentro do prazo, que termina hoje, será automaticamente desclassificado. (Imagem: Arquivo Secom / Divulgação)

A CNH Social GO possibilita que cidadãos de baixa renda tirem a carteira de motorista gratuitamente. Nesta etapa 11.010 vagas foram disponibilizadas pelo Detran GO. O programa é dividido em três modalidades: 

  • CNH Social Estudantil: destinado para pessoas de 18 a 25 anos que tenham cursado todo o Ensino Médio em escola da rede pública estadual de Goiás, com CadÚnico ativo;
  • CNH Social Urbana: moradores da área urbana com inscrição ativa no CadÚnico; 
  • CNH Social Rural: moradores da área rural com inscrição ativa no CadÚnico. 

Os selecionados têm direito à isenção de:

  • Inclusão no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach);
  • Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV);
  • Agendamento de prova teórica e de exame prático, exame médico e psicológico. 
  • Exame toxicológico e junta médica, exigidos para categoria profissional, para pessoas com deficiência. 

Quem pode participar da CNH Social GO?

Para participar do programa CNH Social GO é necessário seguir os seguintes critérios:

  • Ter Cadastro Único (CadÚnico) nos programas sociais ativo há, pelo menos, seis meses; 
  • Ter idade igual ou superior a 18 anos; 
  • Saber ler e escrever;
  • Não ter praticado, nos últimos 12 meses que antecedem à data da inscrição, infração de trânsito gravíssima, grave ou reincidente em média.

Pessoas com deficiência são incluídas na iniciativa e têm direito à reserva de 5% das vagas, com exceção das referentes à mudança para categoria D. 

Outros estados com programas de Habilitação Social

Goiás não é o único estado que oferece a possibilidade de tirar a CNH gratuitamente para cidadãos de baixa renda. Veja quais outros locais têm essa possibilidade:

Acre

No Acre, as inscrições para o CNH Social foram encerradas no dia 6 de março. Elas ficaram abertas por 20 dias e disponibilizaram 2001 vagas.

Amazonas

No Amazonas, o processo de seleção para a CNH Social começou logo no início do ano. Em janeiro, a lista de contemplados já tinha sido divulgada. Foram escolhidos 500 cidadãos de Manaus e 1,5 mil de 17 municípios do interior.

Distrito Federal

No Distrito Federal, o programa é chamado de Habilitação Social. As inscrições para a edição de 2022 abrem no dia 25 de abril e vão até 25 de maio. Cinco mil vagas estão abertas. 

Espírito Santo

As inscrições para as mais de 10 mil vagas da CNH Social ES terminaram na última sexta-feira, 1º de abril. Esse foi considerado o maior edital da história do estado. As matrículas nos Centros de Formação de Condutores e Clínicas Médicas credenciados devem ser feitas por etapas. Atualmente, o primeiro grupo de selecionados pode se matricular até 18 de abril. 

Mato Grosso do Sul

As inscrições para o CNH Social MS abriram nesta segunda-feira, 4 de abril e já terminam amanhã, quarta-feira. O programa vai disponibilizar cinco mil vagas, para quem não tem condições financeiras para pagar todos os processos e taxas de emissão da carteira de motorista, que estão estimados em R$ 2800,00. A partir do programa, é possível emitir habilitação nas categorias A, B ou AB. 

Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!