Licenciamento 2023 Detran GO – Valor, calendário, como pagar e mais!

Felipe Matozo

16/12/2022

Em 2023, o calendário de vencimentos do IPVA e da taxa de Licenciamento do Detran-GO passará por uma mudança importante. Para entender melhor esta situação, continue acompanhando o texto abaixo.

Como funciona o Licenciamento 2023 no Detran-GO?

Em Goiás, o prazo para pagar a taxa de Licenciamento do Detran-GO se encerra junto com o prazo final do IPVA. Ou seja, os motoristas podem pagar o licenciamento junto com a última prestação do IPVA, se optarem por parcelar o imposto, ou com o valor integral se escolherem o pagamento à vista.

Confira também
O que é Renavam? Consulte a situação do seu veículo em 2023

Portanto, para realizar o licenciamento anual, os motoristas goianos também precisam estar com o pagamento do IPVA em dia. Além disso, também é necessário quitar outros débitos do veículo, como eventuais multas, por exemplo.

O Licenciamento anual do Detran-GO é um procedimento obrigatório para emitir o CRLV (Certificado de Registro em Licenciamento do Veículo) de 2023.

Quando um veículo circula sem a versão atualizada do CRLV, ele está em situação irregular. Por isso, é fundamental pagar a taxa dentro do prazo, pois o CRLV é um documento importante e de porte obrigatório.

Calendário de pagamentos do Licenciamento GO muda em 2023

Em 2023, o calendário de vencimentos do Licenciamento GO passará por uma mudança importante. Isso porque o IPVA GO 2023 poderá ser parcelado em até 10 vezes, o que interfere diretamente no prazo para pagar a taxa de licenciamento.

Conforme explicamos acima, a data limite para pagar o licenciamento do Detran-GO é a mesma para quitar o IPVA, seja para o pagamento da última parcela do imposto ou do valor total à vista.

Em 2022, o Governo de Goiás sancionou uma lei que aumenta de três para 10 o limite de parcelas do IPVA. Com isso, o prazo de licenciamento que para alguns veículos vencia no primeiro semestre, agora fica para o final do ano.

O ano de 2023 será o primeiro com o novo limite de parcelamento do IPVA. Afinal, em 2022 não houve tempo hábil para encaixar 10 prestações, já que a nova lei foi sancionada no final de março.

No entanto, o Governo de Goiás ainda não divulgou o calendário de vencimentos do IPVA e do Licenciamento de 2023. Mas como o limite de parcelas do IPVA subiu para 10, a expectativa é que o licenciamento vença a partir de outubro.

Enquanto não há confirmação sobre as datas de pagamento de ambas as taxas, vale a pena conferir o calendário de vencimentos de 2022 para se ter uma base:

Final de Placa Data limite para quitar o IPVA + Licenciamento Anual
1 01/09/2022
2 02/09/2022
3 05/10/2022
4 06/10/2022
5 07/10/2022
6 09/11/2022
7 10/11/2022
8 11/11/2022
9 13/12/2022
0 14/12/2022

Como pagar o Licenciamento GO 2023?

Para pagar da o licenciamento do Detran-GO 2023 e outras taxas do veículo, como IPVA e eventuais multas, o contribuinte deve gerar o boleto de pagamento quando este serviço estiver disponível para emissão.

Para isso, o contribuinte goiano pode baixar o aplicativo Detran GO ON ou utilizar o próprio site do órgão, seguindo os passos abaixo:

  1. Acesse o site do Detran-GO;
  2. Em seguida, vá até a aba “Veículos”;
  3. Na opção “Consulta de Veículos”, informe a placa e o Renavam do veículo. Veja aqui como descobrir o número do Renavam;
  4. Depois, clique em “Não sou um robô” e depois em “Consultar”;
  5. Se o boleto de pagamento já estiver disponível, basta clicar para emiti-lo.

Vale lembrar que o Detran-GO não os boletos de pagamento pelos Correios. Além disso, o órgão também não emite mais o “Verdinho”, documento do veículo em papel-moeda, conforme explicaremos melhor no final deste texto.

Valor do Licenciamento GO?

Atualmente, a taxa de licenciamento no Detran-GO é de R$ 217,35, mas o valor deve ficar mais barato em 2023. Isso porque a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou um projeto de lei que reduz em 10% o valor da taxa.

Dessa forma, o Licenciamento GO 2023 pode ser de R$ 195,61, caso o governador Ronaldo Caiado (UB) sancione o projeto. Segundo o autor da proposta, Coronel Adailton (PRTB), o desconto de 10% na taxa se justifica pela diminuição do custos com a impressão dos documentos.

Afinal, como emitir o CRLV atualizado?

Como o Detran-GO não imprime mais o CRLV em papel-moeda, os motoristas goianos devem emitir a versão digital do documento.

Para fazer isso, basta acessar o site do Detran-GO (link acima) e seguir o mesmo passo a passo descrito para emitir o boleto de pagamento. No entanto, a diferença é que ao acessar a página de consulta a informações do veículo, o motorista deve clicar em “Emitir CRLV-A4”, conforme mostra o tutorial abaixo:

Depois, basta baixar o arquivo do documento e imprimi-lo em casa. Além disso, quem preferir pode baixar o CRLV no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e usar o documento apenas no seu celular, pois a validade é a mesma.

Para saber como baixar o CRLV digital no seu celular, confira o nosso texto mostrando o passo a passo.

VEJA TAMBÉM
CRV e CRLV: afinal, qual a diferença?

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta