Nova possibilidade de saque do FGTS 2022 para trabalhadores brasileiros é estudada pelo governo. Entenda
Governo estuda liberar novo saque de recursos do FGTS em 2022, mas proposta ainda não foi confirmada. Veja o que já se sabe sobre o assunto.
Em fevereiro, pouco antes do Carnaval, o ministro Paulo Guedes falou sobre a possibilidade de o governo liberar um novo saque de até R$ 1 mil do FGTS em 2022. Na época, Guedes afirmou que esta seria uma maneira de auxiliar endividados a quitarem débitos em aberto.
Desde então, cresceu uma expectativa pelo anúncio oficial da medida, e muitos trabalhadores passaram a ficar atentos a mais detalhes sobre a liberação de valores “parados” no fundo.
No entanto, a nova rodada de saques do FGTS em 2022 ainda não foi confirmada, e existe o risco de a iniciativa ficar apenas na promessa.
Qual o plano do governo para o saque do FGTS 2022
Quando falou sobre a liberação de saques do FGTS pela primeira vez, o ministro da Economia destacou a ideia como uma forma de “mobilizar” estes recursos para trabalhadores que passam por dificuldades.
Como exemplo, Guedes citou o caso de pessoas que devem dinheiro ao banco e tem saldo disponível no FGTS, dinheiro que poderia ser usado para quitar dívidas. Segundo informações do Valor, cerca de 40 milhões de trabalhadores teriam acesso a até R$ 1 mil do fundo com esta medida.
De acordo com o ministro, a liberação de saques do FGTS é uma das iniciativas que o governo pode tomar até o final de 2022 para “ajudar a economia a crescer”. Com isso, a medida poderia ajudar o presidente Jair Bolsonaro (PL) em um ponto que aparece como um dos principais obstáculos à sua reeleição: a situação econômica do país.
Em meio a problemas como o alto índice de desemprego e a inflação corroendo o poder de compra da população, Bolsonaro viu seu índice de rejeição aumentar nos últimos meses e tem dificuldades para sair do segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto.
Quem teria direito caso avance a proposta do saque do FGTS antecipado
Como o governo ainda não entrou em detalhes sobre quem teria direito ao novo saque do FGTS, a estimativa de que a medida alcançaria cerca de 40 milhões de pessoas leva em conta o número de trabalhadores que estão credores no fundo. Ou seja, esse seria o público beneficiado.
Quando vale a pena fazer o saque antecipado do FGTS?
Enquanto a nova modalidade de saque não fica disponível, muitos trabalhadores antecipam valores por meio do saque-aniversário do FGTS. Entretanto, esta modalidade pode não valer a pena.
Para conferir as vantagens e desvantagens de antecipar o saque-aniversário do FGTS, veja nosso texto sobre o assunto. Além disso, vale lembrar que a adesão ao saque-aniversário tira o direito de sacar o FGTS em caso de demissão sem justa causa.