Novo calendário da Prova de Vida do INSS é divulgado: confira datas atualizadas
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Nacional) atualizou o calendário da prova de vida, procedimento que cerca de 36 milhões de pessoas devem fazer todos os anos para não ter o pagamento bloqueado.
A prova de vida do INSS ficou suspensa por mais de um ano por conta da pandemia do novo coronavírus, e o calendário retornou no último mês de junho. Em julho, o procedimento é obrigatório para quem precisava ter feito a prova de vida em maio e junho de 2020.
Para os segurados que perderam o prazo e ficaram com o benefício suspenso, é preciso comparecer a uma agência do banco no qual recebe o pagamento. Assim que o procedimento for realizado o pagamento fica disponível.
Calendário atualizado Prova de Vida 2021
Para atender todos os segurados a tempo, o INSS precisou fazer os seguintes ajustes no calendário da prova de vida:
Mas se o segurado preferir, ele pode se antecipar ao calendário do INSS e fazer a prova de vida antes do prazo.
Por outro lado, quem perder o prazo e não realizar o procedimento em até seis meses, terá o pagamento cancelado. Nesse caso, para reativar o benefício, é preciso seguir o passo a passo informado na plataforma gov.br.
Veja também: 12 milhões não fizeram prova de vida do INSS e podem perder o benefício
Como fazer a prova de vida do INSS
A forma mais comum de realizar a prova de vida do INSS é presencialmente. Mas dependendo do banco pelo qual o segurado recebe o benefício, é possível fazer por aplicativo, sem sair de casa.
Veja a seguir como funciona o procedimento em cada um dos principais bancos do Brasil.
Caixa Econômica Federal
Quem recebe benefício do INSS pela Caixa pode fazer a prova de vida em qualquer agência do banco. Além disso, clientes que têm a identificação biométrica cadastrada podem fazer a operação nos caixas de autoatendimento.
Entretanto, a Caixa não disponibiliza prova de vida por meio de aplicativo.
Banco do Brasil
Clientes do Banco do Brasil que recebem o benefício na modalidade crédito em conta corrente conseguem fazer a prova de vida pelo aplicativo BB. Para isso, basta seguir os passos abaixo:
- Abra o aplicativo BB e acesse o menu “Serviços”;
- Depois, clique em “Prova de vida INSS”;
- Em seguida, tire fotos do documento de identificação (frente e verso) e faça um selfie.
Depois do procedimento, também é possível acompanhar a análise do procedimento pelo aplicativo. Mas se preferir, o segurado pode ir até uma agência do BB para a prova de vida.
Itaú Unibanco
No Itaú, o segurado do INSS pode fazer a prova de vida de forma automática nos caixas eletrônicos ou nos guichês por meio da biometria, ou nos caixas de atendimento das agências bancárias.
Bradesco
No caso do Bradesco, é possível fazer a prova de vida nas próprias máquinas de autoatendimento do próprio banco ou da rede Banco 24Horas. Quando o cliente está em seu mês de realizar o procedimento, qualquer transação com o uso da biometria é considerada como prova de vida.
Mas para isso o cliente precisa ter a biometria cadastrada. Para quem ainda não cadastrou sua biometria, é preciso comparecer a uma agência do banco para fazer a operação diretamente no caixa.
Santander
Assim como nos bancos anteriores, clientes Santander podem fazer a prova de vida nos terminais de autoatendimento por meio da biometria, com o gerente ou no caixa do banco (com ou sem biometria).
Veja também: INSS fará revisão de 170 mil benefícios de incapacidade temporária – saiba se o seu será afetado
Prova de vida em domicílio
Beneficiários com dificuldade de locomoção ou com mais de 80 anos de idade podem agendar a prova de vida em casa. Para isso, basta ligar no número 135 ou acessar o site Meu INSS para solicitar o serviço.
Nesse caso, o segurado precisa comprovar a condição de saúde para receber um funcionário do órgão em casa para o procedimento.
Prova de vida digital
Por fim, alguns beneficiários já podem fazer a prova de vida por meio do aplicativo Meu INSS. Este procedimento é válido para que possui biometria facial cadastrada no Departamento de Trânsito (Detran) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ou seja, quem tem biometria para a carteira de habilitação ou título de eleitor.
Para conferir como fazer a prova de vida digital por meio do aplicativo Meu INSS, basta conferir o passo a passo no vídeo abaixo:
Fonte: G1.