Sisu: prazo de inscrições foi prorrogado até dia 14/4 pelo MEC!

sisu 2021

O Sisu 2021 (Sistema de Seleção Unificada) teve o prazo de inscrições prorrogado até o dia 14/4, de acordo com informações divulgadas pelo MEC (Ministério da Educação).

Inicialmente, o prazo era até 9/4, mas o MEC decidiu prorrogar a data. O ministro da educação não divulgou o motivo exato, somente disse que a decisão foi tomada com base nas demandas dos estudantes.

Publicidade

Publicidade

Desde o início do período de inscrições do Sisu 2021, os candidatos vêm reclamando do sistema de nota de corte que provocava uma dupla classificação e inflava a pontuação mínima para ser aprovado.

Além da alteração do prazo, o MEC também informou que retornou ao sistema de nota de corte usado até 2019, que considera somente uma classificação e evita esse tipo de problema com a pontuação.

Confira, aqui, mais informações sobre os prazos Sisu 2021 e sistema de nota de corte adotado para o processo seletivo deste ano!

Publicidade

Publicidade

sisu logo

Prorrogação do prazo Sisu 2021

O Ministério da Educação prorrogou o prazo de inscrição do Sisu 2021 para 14/4. Nesse domingo (11/4), a edição extra do Diário Oficial da União cita a data final como 11/4, mas o ministro da educação divulgou que se trata de um erro na publicação.

Portanto, o prazo final para inscrições é 14/4 até às 23h59. Em 2021, o Sisu oferece 209.190 vagas, distribuídas em 5.685 cursos de graduação. De acordo com o MEC, até dia 8/4 o sistema já tinha recebido mais 2 milhões de inscrições.

Retorno do sistema de notas de corte de 2019

A prorrogação do prazo de inscrição do Sisu 2021 vem após reclamações dos candidatos sobre problemas no sistema de nota de corte, o que aumentava consideravelmente a pontuação mínima a ser atingida, reduzindo a chance de aprovação dos candidatos.

Veja como funciona esse sistema de notas de corte: o Sisu considera as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para classificar os candidatos.

Durante o período de inscrição, os candidatos podem mudar suas duas opções de curso e universidade, ainda que só façam matrícula em uma delas.

Diariamente, o sistema calcula a nota de corte com base na pontuação do Enem dos candidatos inscritos. A entrada de candidatos com pontuações altas altera a lista de aprovados no Sisu de uma hora para outra, bem como a nota de corte nas duas opções de curso.

Publicidade

Publicidade

E é justamente aí que está o problema: o desempenho do candidato com pontuação alta pode inflar temporária e artificialmente a nota de corte de duas opções de curso, o que diminui as chances de outros candidatos.

Esse sistema fez com que muitos candidatos reclamassem, porque não se tinha real noção de qual era a nota de corte, portanto, não sabiam se realmente não tinham chance de aprovação e deviam tentar outros cursos.

Curiosamente, esse sistema de notas de corte foi implementado em 2020, sem aviso prévio aos candidatos, o que fez com que muitos suspeitassem de uma falha no sistema.

Depois de reclamações, o MEC anunciou que o sistema de nota de corte retornará ao modelo utilizado até 2019, que é o que considera a pontuação do Enem do candidato somente para a primeira opção de curso, sem alterar a nota de corte da segunda opção.

Quem pode participar do Sisu 2021?

Publicidade

Interessado em participar da seleção Sisu 2021? Então, veja quais são os pré-requisitos que devem ser cumpridos:

Publicidade

  • Ter participado do Enem mais recente (edição de 2021) e atingido nota maior que zero na redação. Não pode ter participado na condição de treineiro;
  • Possuir conta no portal gov.br.

Como se inscrever no Sisu 2021?

A inscrição Sisu 2021 é gratuita e online, feita no site oficial do programa. Veja, a seguir, um passo a passo para realizá-la:

  1. Acesse o site do Sisu;
  2. Clique em “fazer inscrição”;
  3. Selecione “entrar com gov.br”;
  4. Se já tiver conta, informe seu CPF e clique em “avançar”. Caso não tenha, clique em “crie sua conta gov.br” e siga as recomendações dadas na página;
  5. Informe sua senha e clique em “entrar”;
  6. Verifique seus dados estão corretos, principalmente os de contato. Em caso negativo, corrija-os;
  7. Em “minha inscrição”, selecione duas opções de curso”;
  8. Indique sua modalidade de concorrência;
  9. Confirme dados e inscrição.

Calendário atualizado Sisu 2021

  • Fim das inscrições: 14/4;
  • Resultados: 16/4;
  • Matrícula: de 19 a 23/4;
  • Lista de espera: de 16 a 23/4.

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar