IPVA 2022: Entenda a tendência de alta nos valores do IPVA 2022 em Goiás
A expectativa de que o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) fique mais caro em 2022 preocupa muitos motoristas de Goiás, já que o fato de o estado ter uma das maiores alíquotas do país faz com que a alta no imposto seja ainda mais sentida.
O principal motivo para a previsão de alta no IPVA 2022 é o recente fenômeno de valorização dos seminovos, causado por uma crise mundial na produção de carros.
Segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), a procura por veículos usados aumentou 38% em 2021. Confira a seguir como isso deve impactar no valor do IPVA 2022 em Goiás e nos demais estados brasileiros.
Veja também: IPVA GO – Prazo para pagamento do IPVA 2021 termina dia 30. Calendário para 2022 será divulgado
Por que o IPVA deve ficar mais caro em Goiás?
Apesar de as expectativas indicarem que a tabela do IPVA 2022 de Goiás saia apenas em dezembro, alguns números já apontam para a alta no valor do imposto.
Se por um lado a alíquota no estado continua a mesma (3,75%), indicadores como a tabela Fipe já indicam que diversos modelos de veículos estão mais caros. O valor do Chevrolet Onix Joy 1.0 8V Flex 2019, por exemplo, aumentou 34,4% em 12 meses, passando para mais de R$ 48 mil.
E conforme nós já mostramos no nosso texto sobre como simular o valor aproximado do IPVA, o cálculo do imposto considera a alíquota praticada no estado e o valor venal de cada veículo. Sendo assim, quem tem um carro que valorizou em 2021 terá que pagar um IPVA mais caro em 2022 do que pagou neste ano.
Para que os motoristas de Goiás tenham uma ideia do quanto vão gastar com o imposto no próximo ano, basta pesquisar o preço médio do veículo no site da tabela FIPE e multiplicar o valor por 3,75%, que corresponde a alíquota do estado.
Como o valor varia conforme o modelo, o aumento no IPVA será diferente para cada veículo, mas especialistas estimam que o imposto aumente em média 22% no próximo ano.