IR 2021: Saiba como consultar o Informe de Rendimentos do Banco do Brasil

O período para fazer a declaração de Imposto de Renda com ano base de 2020 já está aberto. E se você é correntista de banco público verá a seguir como consultar o informe de rendimentos no Banco do Brasil.

A declaração de Imposto de Renda é obrigatória para todas as pessoas que tiveram rendimentos tributáveis acima de R$28.559,70 no ano de 2020. Quem recebeu mais de R$40 mil em rendimentos isentos, tributados na fonte ou não tributáveis, também precisa fazer a declaração.

Em 2021, além dos tópicos comuns de declaração, quem recebeu o auxílio emergencial no ano passado precisa ficar atento as regras que podem tornar obrigatória a devolução do benefício. Confira mais sobre isso nesse artigo aqui.

consultar informe de rendimentos

Para realizar a declaração com o máximo de clareza e sem erros que possam fazer com que o contribuinte caia na malha fina, é preciso possuir documentos de comprovações econômicas. Por isso, os informes de rendimentos das instituições financeiras nas quais o cidadão tenha conta, devem ser utilizados.

Veja a seguir como consultar o informe de rendimento no Banco do Brasil, além de mais alguns esclarecimentos sobre esse documento.

Veja também: IR 2021: vale a pena pedir a antecipação da restituição oferecida pelo banco?

Consultar o informe de rendimentos do Banco do Brasil

Existem três formas de consultar o informe de rendimentos do Banco do Brasil: pelo aplicativo, internet banking e pelo caixa eletrônico.

A seguir você confere o passo a passo para acessar o documento pelo Internet Banking e pelo aplicativo do BB.

Consultando pelo Internet Banking

  1. Primeiro acesse o site do Banco do Brasil e em seguida clique no botão “Acesse sua conta” no canto superior direito da tela.
  2.  Em seguida digite os dados da sua conta do BB e clique em “continuar”.
  3. Já em sua página de acesso encontre a opção “Menu Completo” no canto esquerdo da tela e na sessão “Imposto de Renda” clique em “Rendimentos“.
    consulta internet banking 1
    Imagem: Reprodução/Canaltech
  4. Agora você deve selecionar o ano base correspondente as informações que você deseja. No caso, para a declaração desse ano, selecione a opção “2020”.
  5. Após a seleção clique no ícone ou da impressora para fazer a impressão do documento, ou no ícone da flecha para fazer o download.
consulta internet banking 2
Imagem: Reprodução/ Canaltech

Completados todos os passos você já estará com o documento em mãos e poderá utilizá-lo para a sua declaração de Imposto de Renda anual ou para qualquer outra finalidade necessária.

Consultando pelo aplicativo

  1. Após acessar o aplicativo do Banco do Brasil em seu celular, clique em “Menu” e selecione a opção “Serviços“;
    consultar informes de rendimentos banco do brasil
    Imagem: Reprodução/Canaltech
  2. Clique em “Imposto de Renda” e em seguida na opção “Informe de rendimentos“;
    rendimentos banco do brasil
    Imagem: Reprodução/Canaltech
  3. Na tela seguinte, selecione o ano base de 2020 e clique em “Continuar“;
  4. Agora selecione qual das suas contas do Banco do Brasil você deseja realizar a consuta e o documento será gerado na tela do celular. Agora, basta clicar em “Salvar em PDF” e pronto.

Mas o que é Informe de Rendimentos?

O informe de rendimentos é um documento fornecido tanto por instituições financeiras quanto por empresas, que basicamente serve de comprovante de todos os valores recebidos por alguém ao longo de um ano.

No geral, os números acumulados durante o ano aparecem de forma resumida no documento. Contudo, os descontos de folhas de pagamento, assim como as taxas e impostos também são discriminados no documento.

Como as fontes de renda de um indivíduo podem ser variadas, as mais comuns que podem fornecer o informe de rendimentos são:

  • INSS;
  • Bancos;
  • Corretoras de investimentos;
  • Empresas.

Para que serve o Informe de Rendimentos?

O documento que informa os rendimentos anuais de uma pessoa é utilizado como meio de cruzamento de informações pela Receita Federal.

Sendo assim, é por meio desse documento que o órgão Federal criará a base de cálculo sobre o IR do indivíduo. Da mesma forma, é com as informações contidas nos informes que a Receita avalia se não há sonegação por parte da pessoa física, ou mesmo por parte da empresa em que essa pessoa está empregada.

Em resumo, o informe de rendimentos serve para dar mais credibilidade as informações que estão sendo declaradas no Imposto de Renda. Com ele anexado ao documento de forma correta, é muito mais difícil para a pessoa física ter que lidar com erros que a façam cair na malha fina.

Veja também: IR 2021: Saiba como fazer a declaração de sua bolsa de estudos!

Felipe Matozo
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter, repórter do Jornal O Repórter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário